quinta-feira, 25 de julho de 2013

Tabela de medidas de roupas para comprar online no Brasil e lá fora...

Quem nunca teve a desagradável experiência de comprar uma roupa pela internet e depois de experimentar descobrir que a peça ficou larga ou apertada? Esse problema é recorrente, mas de um ano pra cá, o setor de vestuário está em busca da padronização das medidas, com ações de homologação coordenadas pela própria ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), em parceria com várias entidades ligadas à moda, que pretendem unificar a modelagem por número de roupa.

A ideia é oferecer mais informações das medidas para que o consumidor consiga identificar a peça correta pela medida do corpo. A norma já foi oficializada para o mercado de vestuário infantil, segue em processo de implantação no segmento de moda masculina e em breve valerá para o feminino.
Funcionaria assim: as etiquetas indicarão a estatura, medida ombro a ombro, busto, cintura, quadril e comprimento. Por exemplo, um vestido hoje considerado tamanho M terá em sua etiqueta as medidas: altura, 1,70 metros; busto, 102 centímetro; cintura, 74 centímetro; e quadril, 107 centímetros.

Enquanto a prática não se estabelece como regra, a dica é ficar atenta as medidas e numerações das próprias marcas. Normalmente cada loja online oferece sua tabela de medidas.

Apesar das normas não serem uma lei, a implementação de um padrão nas medidas é uma forma do mercado se organizar para facilitar ainda mais as compras e impulsionar ainda mais as vendas de roupas pela internet, que hoje enfrenta o desafio das frequentes solicitações de trocas e devoluções.

tipos-de-corpo-medidas-roupas
Já pra quem decide se jogar  nas comprinhas em lojas internacionais, acaba encontrando também outra dificuldade, no caso, para realizar a conversão da medida ‘brasileira’ para o padrão americano ou do Reino Unido, por exemplo. Neste caso, vale a pena conferir a tabela na galeria acima. Tem a conversão com as medidas tanto para casacos, vestidos, blusas, malhas e calçados.
Ou então, você pode instalar o aplicativo Right Sizer (iPhone e iPad), que ajuda o turista a converter as medidas de roupas na hora de fazer as comprinhas. Bem fácil e simples. Já existem as medidas de países como Itália, França, Alemanha, Espanha, Canadá, Estados Unidos, Brasil, Japão, Reino Unido e outros países da Europa. O aplicativo é pago e custa $ 1,99.

Um comentário: